***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 23 de abril de 2013

Saudades.





Sou de um tempo que operar bolsa de valores era uma coisa humana. Você tinha tempo de entrar para ganhar e sair perdendo pouco.

Hoje isso é impossível.

Quem opera o mercado são os robôs, e um monte de bestas que se metem no meio deles e ainda por cima colocam stop loss no trade.

Num mundo onde a informação é quase instantânea, a diferença são os robôs, que não têm consciência e não sabem diferenciar uma notícia de uma mentira.

Já citei algumas vezes a palavra “Flash” aqui no site. Flash, no novo normal, é quando os robôs começam a vender todos de uma vez. Eles não sabem o porquê, apenas vendem. O robô que estiver na frente vende tudo o que estiver na pedra, e se aparecer mais compras, vende também.

Você, besta humana, não vai ter tempo nem de pensar em sair do trade. O que aconteceu hoje ilustra bem o que está por acontecer no futuro breve.


clique para ampliar
Algum gaiato hackeou a conta do Twitter de uma agência de notícias. Publicou uma falsa notícia de ataque terrorista. Em seguida, o mercado mergulhou.

A liquidez foi a zero instantaneamente e o preço desabou. Tudo o que havia em oferta de compra foi vendido instantaneamente também.

Vai me dizer que um ser humano é capaz de fazer isso, sem titubear, sem pensar se o que ele está por fazer de fato tem fundamentos? Não irá checar se pode fazer tal venda com o seu chefe, ou sua consciência?

Foi um rapa geral. O evento, ou ameaça de terrorismo, não aconteceu na realidade. Tivesse acontecido e as bolsas teriam derretido mais de uma semana em seguida. Imagine; Bomba na Casa Branca e Obama ferido?

Seria um desastre. Esse desastre está por ocorrer, será chamado de “BIG ONE”.

Não se engane, ele vai acontecer e muito mais cedo do que todos nós esperamos.

Mas o aviso de hoje serviu de lição.

A primeira delas é que o mercado não está defendido por hedges. A confiança na alta é total.Apenas as bolsas tiveram o flash junto com os mercados de juros, todo o resto nem percebeu. Não houve defesa.

Os mercados e seus robôs, estão sim, ligados às redes sociais, apesar dos desmentidos.

Os robôs têm a função de dar liquidez ao mercado, dizem (é mentira, mas engole-se).

O fato de que eles se desligam automaticamente, caso o mercado caia de repente, mostra que nem tudo é provisão de liquidez, mas sim pura especulação de tostões.

O volume ofertado é tão enorme para buscar os operadores não robôs que, em caso de quedas bruscas por eventos não fundamentalistas, os flashes são de volatilidade e volumes iguais às ofertas nos computadores das bolsas, e instantâneos.



Eu tenho saudades daquele tempo, mas operar bolsa hoje em dia, só mesmo se você for Sheldon Cooper.



Siga




2 comentários:

  1. Operador de bolsa agora entao é o programador de algoritmo ?
    Se o mercado agora é de robo contra robo, e ai claro q todos vao usar o melhor, entao robo contra robo ninguem ganha mais que o outro a medio/longo prazo, a nao ser a corretora com essa infinidade de corretagens que os robos geram?
    Heino

    ResponderExcluir