***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Há um enorme, massivo e potente perigo em Fukushima.


O público japonês ignora, ou vira às costas ao problema.
As notícias são essas:

Há um ano a unidade 4 de Fukushima deixou vazar Cesium-137  de seu reator número 4. Especialistas de entidades privadas foram ao local e constataram que o vazamento de césio foi 8 vezes maior que o anunciado pelos funcionários do governo.






Há um ano uma coalizão internacional de cientistas nucleares coordenou um esforço para estabilizar as piscinas de combustível das usinas em perigo.

O ex-conselheiro das Nações Unidas, Akio Matsuda disse:

“O atual governo Japonês não mencionou o iminente desastre nas instalações nucleares para não causar pânico na população. No entanto, uma ação deve ser tomada imediatamente. Nós acreditamos que deveria ser montada uma equipe independente de engenheiros estruturais e outros conselheiros urgentemente”.

Ontem, depois de constatado o vazamento de centenas de toneladas de agua das piscinas radioativas o NYT colocou em suas paginas:


“Cada vez mais os especialistas estão argumentando que o operador do sistema em Fukushima, Tokio Eletric Power Company, não mais é confiável para liderar o trabalho de limpeza e desmantelamento dos reatores nucleares da usina sem colocar em risco o meio ambiente e a população”.


Em outro comentário:


“A planta de Fukushima permanece em condições instáveis e há a preocupação de que não se possa evitar outro acidente”.



O professor de engenharia civil da Universidade de Ibaraki, Hideo Komine:

"Não me admira que esteja havendo vazamentos. O revestimento exterior dos tanques deveria ser centenas de vezes mais grosso".





Como você pode ver, o Japão está jogando um jogo desesperado. Iminência de desastre nuclear incontrolável, impressão monetária para poder inflacionar a economia, monetização pura e simples da dívida.


As coisas podiam ser piores, não é? Afinal todas as bolsas no mundo estão em alta.







2 comentários:

  1. graficamente chegou na hora do índice Nikkei virar... anota ai, 13550 pontos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apenas uma correção bem pequena. A destruição da confiança na moeda japonesa é mesmo o que se está fazendo com a emissão maciça de moeda. Ou você compra ações, ou perde tudo o que tem. A transferência da riqueza para o Estado Japonês é a única saída para a dívida de 265% do PIB

      Excluir