***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aqui vai o estarrecedor motivo de tudo o que se passa na Europa.





Depois de apresentar seu relatório anual (balanço) o Deutsche Bank mostrou uma perda de EU$ 3 bilhões de euros. Nada importante para o mercado, pois em termos do que se vê no seu balanço isso é nada.

Mas estava lá no balanço, bem exposto, bem dito o que a Europa está enfrentando, principalmente a Alemanha, e o porquê o dinheiro para os gastos públicos das cigarras simplesmente acabou.



Veja esse gráfico, de cunho apenas explicativo, da exposição aos derivativos que o banco mantém, em relação ao PIB alemão.

Clique para ampliar



Mas não se preocupe. O Banco tem para garantir essa exposição de 55 trilhões de Euros nada menos do que 575 bilhões em depósitos, que representam 100 vezes menos dinheiro do que é necessário e, caso aconteça o que todos estão esperando desde 2005 (vira essa boca pra lá), não vai sobrar nem banco nem dinheiro de qualquer depositante. E nem Alemanha também.

Situação semelhante é a de todos os maiores bancos do planeta.

Não é à toa que os paraisos fiscais vão desaparecer. fazer desaparecer esse total em valores é meio que dificil, pois essa conta de derivativos não é zero, quer dizer, se um lado perde o outro ganha. Mas e o diheiro para pagar a conta? Bem, as maquinas de impressão estão à todo vapor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário