***************** ***********

Traduza o artigo

terça-feira, 9 de abril de 2013

Evidências. Contra fatos, não há argumentos. Ouro - Gráficos e sua gravidade




Por detrás das cortinas do cenário internacional há um fato que chama a atenção.

Veja esse gráfico aqui.



Ele nos mostra a evolução dos estoques de ouro nos depósitos da Comex CME, a Bolsa que negocia ouro nos EUA.

O que o gráfico aponta é que nos últimos 90 dias o estoque de ouro vem sendo sistematicamente retirado dos estoques. Dois milhões de toneladas foram extraídas desses estoques, o que representa pouco mais de 3 bilhões dólares. No mercado é um mistério o destino desse ouro.

No entanto, pode-se ver de quais cofres os estoques foram retirados, e eles pertencem a JP Morgan Chase & Scotia Mocatta Warehouses.




Os comentários de técnicos do setor falam sobre as possibilidades para esse movimento:

Ou o mercado de alta para o produto chegou ao fim, ou os donos do ouro já não confiam nos donos dos depósitos e cofres, ou não confiam nos bancos, ou não confiam no governo.

A pergunta no ar: “ Será que nós ainda queremos manter os nossos estoques de ouro físico na Comex? Como poderemos movê-lo rapidamente e mantê-lo longe de fraudes e falências, inclusive da nossa?

Pelo andar da carruagem o final da crise de 2008 deve estar muito próximo, já que a crise de 2013/2014 vem chegando para ficar.



7 comentários:

  1. Caro Paulo, vc acha pelo andar da carruagem que ainda temos 12 meses desse novo normal? ou que ainda temos essa carência até o céu desabar? ou mais tempo ainda? Desculpe as perguntas, mas não estou conseguindo avaliar essa avalanche de informações as vezes contraditórias....rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É Nathal, como meu pai acompanha muito noticiario e "especialistas" na alemanha, tem um que ele "confia" nas analises que afirma "Compre ouro, mas leve ele para casa, nao fique com certificado de compra".
    Deve ser isso ai que vc citou dos graficos.
    Heino

    ResponderExcluir
  3. Ricardo. Eu procuro colocar notícias do mercado, tanto de um lado como do outro. Você sabe que o mercado tem dois lados, o otimista e o pessimista.

    O lado otimista nunca vê o ruim no futuro e Vice Versa. Quanto ao tempo, acaba de ser divulgado o FED minutes, onde se disse que ainda não é hora de acabar com a politica de distribuição de dinheiro. Minha opinião é que nunca mais vai poder ser finalizada. e quando acontecer o problema, se é que vai acontecer, será sem aviso prévio.

    Vamos acordar em outro mundo, com pelo menos uma semana de feriado bancário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo isso, mas eu provoquei vc na realidade para saber de seu feeling...e concordo 100% com o que vc disse: vamos acordar em outro mundo sim...outra pergunta: tem como tentar diminuir a pancada que por certo virá? e o cidadão comum estaria condenado mesmo ao inferno? Nao fique com raiva por essas perguntas ok? estou apenas procurando entender melhor essa situação toda...abc e parabens mais uma vez pelo blog.

      Excluir
  4. Sem dúvida Heino. E hoje o Goldam Sachs pede aos seus clientes para sair do ouro enquanto seus fundos compram o metal de forma desesperadora. Do outro lado ele manda os clientes comprarem títulos de 10 anos do governo e está vendendo toda a carteira residual(que o FED não comprou ainda)para quem é burro o bastante para doar dinheiro ao Governo americano

    ResponderExcluir
  5. Ricardo.
    O que eu vejo por ai são dezenas de milhares de pessoas nos EUA procurando comprar comida, água, armas e munição e estocando para uma possível catástrofe.
    Vejo centenas de analistas dizendo que o ouro é a salvação enquanto o Goldman Sachs diz que não é para estocar ouro.
    Vejo analises de todo o tipo tentando adivinhar o futuro.
    O que eu sei é que não sei. Não há como saber.
    Numa economia tão complexa quanto a global, o número de variáveis é tão enorme que seria preciso de supercomputadores quânticos, aos milhares, todos ligados para calcular o imponderável, o insuspeito, o futuro.

    Faça o melhor que puder.

    Não estou bravo e nem com raiva. O que me aborrece é ver gente que não entende patavina de nada, quem dirá do mercado, vindo aqui querendo ensinar a meus leitores ideologia através de comentários.

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs....valeu Paulo. E que venha o futuro....

    ResponderExcluir