***************** ***********

Traduza o artigo

sábado, 20 de abril de 2013

Ouro, guerra, humanidade e ideologia, todos farinhas do mesmo saco global



No post anterior o palestrante estava falando do equilíbrio natural da economia, e de um fato que os que operam bolsa de valores parecem querer ignorar; os negócios em bolsa de valores são contas zeradas, para cada comprador há de ter um vendedor e o resultado final da contabilidade é sempre zero. Não há negócios faltantes, não há mais vendedores do que compradores. Isso é o básico.



Se a bolsa cai não é porque há mais vendedores, mas cai porque os vendedores estão dispostos a vender o produto a preços mais baixos e os compradores não estão dispostos a pagar mais alto e vice versa.

Quando há manipulação de mercados, como é o caso histórico que estamos vivendo, só quem pode manipular o mercado são as instancias de governo. Um único participante, ou vários deles, sem a conivência do governo, não pode mais fazer isso com o mercado, por diversas razões, mas a maior delas é o valor negociado no dia a dia de qualquer ativo.

Há, como se pode ver hoje no mercado de ouro, alguma coisa acontecendo que parece ser uma tentativa de desacreditar o ouro como reserva de valor, e para colocar tal quantidade de metal à venda de uma vez só, é preciso ter estoques muito grandes do metal, maiores do que até o mais rico Fundo de Hedge é capaz de possuir.

Mas a natureza é sábia. Enquanto os vendedores colocavam suas ordens de venda e deixavam o preço do metal cair, a natureza atacava o movimento de desequilíbrio de preços, não no mercado de bolsa, mas no mercado físico. As pessoas faziam fila nas lojas que vendem ouro físico na Índia, China, Japão, EUA, por toda a Europa e Ásia para aproveitar o preço convidativo do ouro e formavam filas de até 3 horas para adquirir ouro
.
O mercado está sempre disposto a reajustar as manias da humanidade. Ruim é quando estas manias são ideologias politicas que buscam a “justiça social” segundo o pensamento de um grupo de pessoas.

Mas essa é a historia da humanidade, recheadas de tragédias. Não há porque ser otimista quanto a isso.

2 comentários:

  1. Nisso discordo, Nathal!

    Ouro não paga dividendos e nem tem lucros, então ele sim pode ser considerado jogo de soma zero!! Ações são ativos de empresas que geram produtos e tem lucros, portanto o trade não é necessariamente de soma zero (depende da geração de caixa ou lucros da empresa representada)!!

    O ouro é só uma proteção contra a moeda fiduciária, e muito válida. Ações são investimentos em produção, empregos e inovações! Não é essa loteria ou cassino como a maioria prega (aliás, a maioria opera achando e agindo assim)!

    Quanto à "manipulação", o que está acontecendo é INFLAÇÃO... Não é porque as ações subiram que elas tenham que cair!! Acontece que, por causa da inflação, os lucros das empresas realmente subirão e seus ativos valerão mais!! Pode até haver correções, mas o preço intrínseco com certeza está maior que há alguns meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só completando, até concordo que pode haver exageros nas bolsas lá fora, mas as ações também são ativos com certa proteção contra a inflação e num mundo diferente como o nosso está, qualquer proteção contra a inundação de moedas cada vez mais desvalorizadas é muito bem vinda!! Melhor comprar ações de empresas lucrativas do que comprar títulos de países sabidamente insolventes (seja americanos ou argentinos)... Ou qual outro ativo você sugere além do ouro que é super-híper-escasso??? Imóveis ou artigos de arte são de liquidez ínfima e numa crise de falta de recursos, perdem ainda mais seus valores!!! Só sobram as ações mesmo...

      Excluir