***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 20 de março de 2013

FED, o faminto comedor de taxas de juros.





Hoje houve a declaração oficial do FED, através de uma longa entrevista coletiva com a imprensa.

O resultado do evento era sabido e inflamou ainda mais os ânimos dos compradores de ações, e coloca as empresas que precisam ganhar renda sem risco à beira do colapso financeiro.

É de fato um período negro para os rentistas. Uma era de taxas de juros negativas que ninguém achava ser possível acontecer.

As projeções mais otimistas para que a situação volte ao normal são para... Nunca.

A criação de tal bolha econômica é de uma periculosidade inédita na historia econômica mundial, mesmo para os padrões atuais de civilização e tecnologia. Se der certo o homem viverá em riqueza infinita, uma nova era de prosperidade. Se der errado, não se sabe, e nem a ficção cientifica veio ainda mostrar as possibilidades.

Mas  quais são os fatos?

Bem, segundo o FED a economia americana está sofrendo de baixo crescimento, possibilidade de deflação nos preços, e alto desemprego. Para reverter a situação é preciso tomar medidas econômicas duras e fortes.

 Segundo reza a teoria que o FED está colocando em andamento, quando o desemprego está alto deve-se aumentar a moeda em circulação, e quando a inflação está alta deve-se reduzir a moeda em circulação. Essas ações derrubariam a taxa de desemprego quando aumentada a moeda circulante e diminuiria a inflação quando diminuída a moeda circulante.

O problema acontecerá quando o FED perceber que com a politica de impressão monetária o desemprego permanecer alto e a inflação também.

O que o FED propõe para tal circunstância?  

Diminuir a moeda circulante para baixar a inflação e aumentar o desemprego?

Aumentar a moeda circulante para diminuir o desemprego e não conter a inflação?

Tudo ao mesmo tempo é claro.

Já está liquido e certo, na cabeça de cada americano, que a economia está entrando em fase de recuperação. No entanto assim não acredita o presidente do FED, que manteve a compra de U$ 85 bilhões de títulos da dívida americana até pelo menos o final de 2014.

 Com esse fato na berlinda do mercado, o SP500 certamente atingirá os 2000 pontos antes de 2014.

Claro que o mundo não funciona segundo o plano desses teóricos da felicidade geral.

Segundo o plano, muito bom por sinal, já que não há nenhum efeito colateral acontecendo na economia no momento, não haverá revenda dos títulos que o FED comprou, ele apenas esperará a maturação, isto é, a data do vencimento  do titulo e é isso.

 Já se perguntou que o que o FED compra é o titulo que o governo americano emitiu para resgatar dinheiro da população interna e externa, moeda corrente na economia, ou seja, não há data de maturação desses títulos, já que é o mesmo que você tirar dinheiro da carteira e colocá-lo no bolso?

Essa mágica que o FED está fazendo, colocando dinheiro para baixar o desemprego, e esperar para conter a inflação tirando dinheiro da carteira e colocando ele no bolso, é o que é - uma mágica.

Parece que não há nenhum americano, e nenhum brasileiro, simplesmente comparando o que está acontecendo aqui e ali e acolá.

 Há no planeta dois tipos de países; Os que têm superávits comerciais, e o Brasil até agora foi um deles, mas isso já está mudando em nossa economia. Os outros são Alemanha, China e Japão e os que têm déficits comerciais, que são todo o resto.

 E pasmem, quais desses estão em melhor estado econômico?

Tudo isso tem a ver com poupança e investimento, a primeira aula do programa de uma faculdade de economia.

 A discussão entre os economistas já não é sobre quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha,  mas sim sobre a reprodução assexuada, ou seja, o dólar tornou-se uma bactéria, a primeira depois de criação inicial da vida, que tem reprodução assexuada e portanto é infinito, é a primeira criação do homem depois de Deus.

Claro que os políticos americanos não acreditam que o meio ambiente impõe severas restrições à reprodução assexuada e à continuidade da vida das bactérias. Elas morrem sim, principalmente de calor.

Inundar as economias com um vírus perverso não é a resposta. Se a questão é ganhar dinheiro, porque não se permite a poupança reprodutiva e a poupança precaucionária;  porque temos de viver de dinheiro que não ganhamos, ou de crédito induzido ao mercado para também induzir o crescimento. Porque é bonito ser socialista?

 Todos reclamam da situação, ninguém quer acabar com ela.

 Bom, o melhor é mesmo esperar e torcer pelo melhor.




2 comentários:

  1. Uma pergunta: eles não sabem disso? não consigo entender...esse caminho não tem mais volta e o desastre cada vez mais se aproxima ....

    ResponderExcluir
  2. Ricardo. Realmente é difícil de entender. Deve haver por trás disso algum fundamento que o público não sabe, os economistas, fora do FED, não sabem, ou os teóricos da conspiração estão com a razão, há um plano de dominação global e para isso acontecer é preciso destruir a economia americana e o império americano. Vou colocar um artigo daqui a instantes que vai explicar alguma coisa. Aguarde

    ResponderExcluir