***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 21 de março de 2013

Para onde os ventos sopram.





Não sei se você se lembra do que eu disse sobre os eventos econômicos. Qualquer que seja a ação, a reação sempre vence, é a teoria do contrário. Se você quer implantar o socialismo, vai conseguir, mas no final o desastre do sistema vai ser tão enorme que além de destruí-lo as próximas gerações vão rejeitá-lo. Veja o que aconteceu com a Rússia, e veja o que está acontecendo com Chipre.

A mesma questão esta imposta para o Brasil, e claro, para os EUA.

No que concerne à politica econômica americana carregada pelo FED, isto é, a procura pela manutenção das taxas de juros baixas por um longo período de tempo, e a recompra dos títulos da dívida americana através  aumento puro e simples da moeda circulante, ela não é uma politica sem consequências. Haverá para a ação uma reação.

Isso é o que imagina o FED, e com razão. Após essa politica ter sido aplicada por 5 anos o que temos:

·         O mercado de crédito se recuperou e está em boa forma.


·         Nenhum dos 20 maiores bancos americanos estão ameaçados de falir.

·         Os EUA vão vender 16 milhões de automóveis esse ano. Não pode haver uma recessão normal com tal nível de vendas.

·         O mercado imobiliário está normalizado e subindo. Os preços dos imóveis se recuperando, e as construções estão também aumentando há meses.

·         O PIB parece vai se recuperar com uma alta de 2,5% em 2013. Há um problema demográfico na atualidade que limita esse número, o envelhecimento rápido  que a população experimenta. Imprimir dinheiro não vai mitigar esse efeito da evolução da medicina, do progresso da civilização etc.

·         O desemprego é alto? Talvez. A obsessão de perseguir números menores pode ser loucura do presidente do FED somente. Todo mundo sabe que a tecnologia está substituindo empregos em todo o mundo.

Então por que está havendo QE? Ninguém explica e nem mesmo o FED.

A pergunta que se faz sobre o assunto é: será que a politica emergencial de acomodação é apropriada para os níveis atuais da economia, dados os dados econômicos acima descritos?

Essa obsessão em conseguir taxas de desemprego menores do que 6% trás alguns efeitos indesejáveis para setores importantes da economia, a saber:

·         Todas as formas de segurança social, como o fundo estatal de aposentadoria, os fundos militares de aposentadoria, os fundos estaduais de aposentadoria etc. estão sendo colocados em estado falimentar, pois necessitam de juros positivos para poder sobreviver pagando as pensões acordadas. Os custos de tal ataque aos rentistas não são computados na politica do FED?

·         Taxa de juros a zero ou negativas torna interessante quando o governo pede dinheiro emprestado. Não há custos e isso trás um efeito politico importante na atual politica parlamentar americana. O congresso simplesmente se acomodou com essa politica e simplesmente não tem mais de trabalhar para conseguir dinheiro para seus projetos, o Bernanke provisiona tudo, infinitamente.

·         Os poupadores individuais, os poupadores privados em grupo, fundos particulares e privados, estão morrendo de inanição sem nenhum alimento ou agua. Reclamam e a resposta de Bernanke – “Just buy Stocks” – comprem ações. Parece que o FED está desesperado em criar uma nova bolha. Por quê? Não há nenhuma dúvida de que as bolhas econômicas sempre terminam muito mal.
·          A bolha imobiliária explodida em 2008 trouxe risco sistêmico. Será que o tamanho do balanço do FED, nestas alturas dos acontecimentos também não constituem risco sistêmico? Bernanke discorda disso. Segundo ele o FED pode ter qualquer quantidade de prejuízo impunemente, nada acontecerá. A quantidade de que estamos falando em recompra de títulos é de 3,1 trilhões, e indo para 4 trilhões ainda esse ano. Quando é que o risco sistêmico se estabelece? 15 trilhões? 50 trilhões? Não haverá inflação? Não há limites? E se houver um limite imposto pelo mercado? Como sair dessa situação?

Um dia, se continuarmos nessa toada, vamos ver as seguintes manchetes:

O mercado de títulos americanos está em forte queda. (o que vale dizer que as taxas de juros estão em forte alta)

O dólar desaba

SP500 derrete junto com o Dow Jones e todas as bolsas europeias. A Ásia enfrenta o desastre acionário.

 Perdas do FED excedem 1,5 trilhão.

China, Rússia, Japão e Brasil abandonam o dólar peg.

É por ai que vamos ver as notícias.

O FED não está dando nenhuma evidência de que o QE está fazendo qualquer coisa pela economia, a não ser colocando um assopro temporário no preço das ações. Não está empurrando consumo e nem empregos. O que está realmente fazendo é destruindo a distribuição de riqueza justa.

Todos os americanos começam a se perguntar, inclusive nas entrevistas nas televisões a primeira pergunta é essa:

 Como e quando é que o FED vai parar com essa politica. Isso trará efeitos indesejáveis.

Não é preciso ser um gênio para saber que o que está acontecendo hoje na economia vai virar ao contrário. As taxas de juros vão subir, as ações vão cair e precisaremos de uma nova moeda para continuar com a brincadeira. Isso seria possível em qualquer país do mundo, menos nos EUA. Sendo assim podemos estar vendo uma situação muito grave se formatando.

É isso o que venho dizendo desde 2007 para vocês




Nenhum comentário:

Postar um comentário