***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 24 de março de 2013

A fábula do sapo continua.




É incrível como as duas correntes de opinião têm razão no momento histórico atual.

Há os que veem as altas das bolsas, o repique no valor do dólar, e a baixa taxa de juros, sem falar do capital atual dos bancos americanos, como a melhor coisa que poderia acontecer como resultado da politica de afrouxamento monetário executada pelo FED, pelo BCE, e ou outros Bancos Centrais de países como China, Suíça, Japão etc.

Sem pesar o fato inexplicável de esse dinheiro todo não ter ido ainda para o consumo, o que fez com que a inflação se mantivesse em patamares baixos em países com grande massa de pessoas na classe média.

Essa corrente de opinião espalha o otimismo do “vamos aproveitar agora”, o futuro a Deus pertence e os políticos sempre darão o jeito para consertar as coisas, como deram agora.

Esses, segundo dizem as más línguas, são o grupo dos que não dão o menor valor ao amanhã, não poupam e vivem o aqui e agora. É um ponto de vista dividido por pelo menos 40% da população.

Como não se pode contentar a todos o tempo todo, há os que reclamam do porvir. Argumentam que se está alimentando três bolhas econômicas perigosíssimas, a saber:

·         A bolha do mercado de títulos da dívida, a chamada bolha dos Bonds. Essa bolha, criada pelo governo americano para comprar sua própria dívida e manter a taxa de juros baixa. Os objetivos são baixar o custo de rolagem da dívida e fazer com que os bancos se capitalizem. No entanto o governo americano cria mais dívida. 1,2 trilhão só ano passado e isso não faz o menor sentido, segundo os críticos dessa politica econômica. Essa bolha está consolidando uma outra bolha na economia.

·         A bolha do mercado de ações. Na medida em que empurra, na marra, os poupadores, pequenos, médios e grandes para o mercado de risco, visto que a renda dos bonds é negativa, o preço das ações fica mantido em altos patamares, irreais segundo os críticos da politica econômica, e enquanto a politica não mudar a tendência é de alta para as ações, não importa o que aconteça no mundo. Mas essa não é a principal razão para o mercado de ações estar em alta. Um dos objetivos declarados do FED é incentivar a economia de consumo a consumir. Como o FED recompra a dívida pública comprando os títulos dos bancos, e estes não transformam esse retorno de capital em empréstimos ao pequeno investidor e nem ao público, o dinheiro vai direto para especulação nos mercados de ações, commodities e derivativos, alimentando assim a mesma bolha que explodiu em 2007/2008.

·         A terceira bolha é um pouco mais complexa de entender. É a bolha da moeda dólar. O FED pode manter a bolha dos bonds crescendo se continuar comprando os títulos, e isso ele é capaz de fazer. O FED pode manter a bolha das ações e commodities em alta, basta manter a compra de títulos e colocar o dinheiro nos bancos, enquanto mantém as taxas de juros a zero e transfere a riqueza dos poupadores para os bancos. Ocorre um porém, os maiores poupadores são países, tais como China, Japão, Alemanha, Índia, Rússia, Brasil e esses poupadores não estão nada contentes em ver U$ 400 bilhões de dólares por ano sendo transferidos para as contas dos bancos americanos. Medidas de defesa devem ser tomadas em breve. A panela dessa bolha já está fervendo e a válvula de escape pode entrar em funcionamento a qualquer momento. Essas medidas podem ser o abandono do dólar como moeda universal  nas transações entre estes países. Isso já está em avançadas negociações entre Rússia e China e vai envolver outros países em breve. O Brasil é forte candidato para entrar na nova panelinha monetária. Entre outros fatores evidentes, um deles é deveras preocupante. Os países que costumavam comprar títulos da dívida Americana estão deixando de fazê-lo e esse movimento já é mais do que evidente nos gráficos de acompanhamento dessas compras.

O que o FED não poderá controlar é a queda da demanda por dólares. Isso implicaria que para manter o fluxo de dólares positivo ele teria de aumentar as taxas de juros. Um aspecto muito interessante do por que essa bolha ainda não explodiu é a situação econômica da Europa. Para os EUA, que na verdade criaram a recessão europeia, quanto pior na Europa a economia for, melhor para os EUA, na medida em que os poupadores acreditam ser os EUA como o único porto seguro atualmente. Mandam seu dinheiro para depósitos para lá na maior tranquilidade. Segundo os críticos da politica americana isso é um ledo engano e uma armadilha mortal.


Para essa bolha estourar é preciso apenas que o mercado force de alguma forma, o aumento das taxas de juros nos EUA. Por enquanto o FED está mantendo o preço do ouro comportado vendendo derivativos, promessas de entrega de ouro no mercado futuro. Por enquanto o FED está conseguindo manter o preço do dólar estável e ocasionalmente subindo. Esse fato é devido a dois fatos acima mencionados, a manutenção dos negócios na moeda dólar no mundo e à crise Europeia. Se a demanda por dólar iniciar sua queda, devido a acordos bilaterais entre comércio entre nações e outras nações entrarem nesse acordo, a demanda por dólar vai cair e o FED terá de manter suas compras de títulos de sua própria dívida imprimindo mais dinheiro, numa espiral mortal, ou aumentando a taxa de juros, outra espiral mortal.

Os efeitos disso será uma extensa estagflação nos EUA, cujas consequências para o planeta são inimagináveis. Deve-se lembrar, dizem os críticos da politica econômica americana, que a economia americana hoje é de U$ 16 trilhões por ano e é uma economia inteiramente dependente de importações para consumo e manutenção de preços estáveis para consumo.

Enquanto nada do que dizem vai acontecer, acontece, a festa dos sapos continua dentro da panela.

Vale notar que essa panela é tão imensa, do tamanho do planeta, e que você, eu e o resto da humanidade, estamos todos dentro dela.

Se a água da panela está esquentando ou não, eu não posso sentir - afinal quem sou eu no processo guiado pela elite.

Os novos nomes criados para explicar o futuro são:

1.      O Desabrochar de uma nova civilização tecnológica indo para as estrelas.
2.      Hiperstagflação.

Não podemos ter as duas situações simultaneamente. Provavelmente nenhuma das duas estará certa.

Qualquer que seja o futuro, coisas estranhas acontecendo no mundo e são incríveis.

Há enormes fluxos de capitais vendendo futuros em ouro e o mercado de ouro esta claramente em uma tendência altista devido aos fundamentos econômicos mantidos pelo FED. É um contrassenso vender ouro se o mercado está sendo invadido por moeda impressa nos EUA, Japão, China, Europa etc.

Os mercados considerados "Hedges" andam do mesmo lado que seus opostos. Isso é inédito na historia econômica mundial e totalmente inexplicável matemática e economicamente falando

Os conceitos econômicos. Os economistas evitam  comentar conceitos econômicos científicos, como equivalentes, inversamente proporcional, diretamente proporcional etc. Só para citar alguns, que estão sendo mudados ou ignorados na economia atualmente.

Os próprios dirigentes do FED estão dizendo que já não controlam mais a economia, e quem o faz são os dirigentes dos Bancos Grandes demais para Falir.

Será a humanidade capaz de pular fora da panela?

Sites, artigos, livros e videos consultados. Vou começar a colocar as minhas fontes para que você, anônimos ou não, possam também consultar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário