***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 28 de março de 2013

28/03/2013. Um dia de Glória.



Hoje o SP500 rompeu sua barreira e fechou acima do recorde histórico de seu preço. Estamos falando do SP500 futuro, o mercado que faz Hedge para as ações do índice SP500.

Clique, amplie e veja o rompimento

Foi feito um esforço, não muito grande, afinal bastou que fossem coordenados os esforços de alguns homens de poder, homens que detém o poder supremo de emitir moeda, quanta moeda quiserem. Poucos homens detém esse poder.

Só para citar os principais atores dessa façanha (realmente uma façanha) temos o Presidente do FED, Ben Bernanke e o presidente do BCE Mário Dragui.

Custou aos seus países, ou melhor, aos Bancos Centrais do mundo, Brasil incluso, a bagatela de 8 trilhões de dólares.




Não há nada de estranho nisso, afinal estamos vivendo o novo normal. Então é normal a nossa nova vida, acostume-se a ela. Não haverá quedas nas bolsas jamais. O  governo do novo normal controla, via computadores, quem deve comprar; o que deve ser comprado e, principalmente, o que deve ser vendido.



O controle é total e o novo normal fez o novo ditado popular: “Não lute contra o Banco Central” (“Don’t fight the FED”).



Os mais velhos operadores de mercado têm lá suas desconfianças, mas sabem que um rompimento de resistência pode significar duas coisas:

·         Continuidade da tendência de alta. Se dadas às condições fundamentalistas para isso. No caso, como o mercado é controlado à base de emissão de moeda, as condições estão dadas e serão verdadeiras.

·         Descontinuidade, visto que não há as condições fundamentalistas para o prosseguimento das condições macroeconômicas que levaram os preços ao novo patamar.

 A escolha é a mais difícil que pude assistir em meus 20 anos de acompanhamento do mercado.

Para eles, que controlam os algoritmos nada parece ser difícil.





Nem pensar precisam mais, os supercomputadores e os modelos econômicos criados anteveem o futuro da humanidade e suas finanças.

Os políticos que comandam o processo são os mais capazes do mundo, caso contrário, não estariam no Timão do navio. Mas podem estar cometendo os erros que estão sendo apontados diariamente por centenas de analistas, os quais não veem suas análises se tornarem realidade.

A minha convicção permanece. Acho que essa manipulação vai ter vida curta. Estamos vendo isso acontecer nos últimos 5 anos e certamente não há muito mais o que se possa fazer agora para parar o que eu e muitos consideramos uma loucura econômica premeditada.

No entanto esse tem sido o novo normal e isso é o que vale.


Como minhas convicções são baseadas no antigo normal, assim, temo estar errado, e torço verdadeiramente para que isso seja o novo certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário