***************** ***********

Traduza o artigo

segunda-feira, 11 de março de 2013

Olhe para a dívida que vai destruir o sistema econômico vigente, em tempo real





http://www.usdebtclock.org/


Clique no link abaixo da imagem e veja a dívida em tempo real


Agora que você viu a dívida americana crescendo vamos entendê-la.





Fui ao site do orçamento do presidente Barack Obama para o ano de 2013 e olhei as tabelas oferecidas no site. De lá capturei duas tabelas interessantes e importantes.

Ai estão:

Clique na imagem para poder ver em tamanho inteligível

Nessa primeira tabela vemos que o déficit americano para 2013 está orçado em 901 bilhões de dólares. Uma queda de 428 bilhões de dólares se olharmos para o orçamento executado em 2012. Ao final de 2013 o total da dívida dos EUA deveria ser de 16.335 trilhões de dólares.

Vá ao site que mostra o déficit correndo ao vivo e veja o valor que o déficit está neste exato momento: Coisa de 16.685 trilhões, ou seja o orçamento já está estourado em 350 bilhões de dólares e estamos apenas no meio do mês de março.

A pergunta é:

- Será que podemos acreditar que o governo socialista do Obama vai realizar esse orçamento à risca? 

Como se vê não vai.

Passemos para a segunda tabela. Aqui se mostra que a despesa com juros será de 246 bilhões de dólares.

Clique na imagem para poder ver em tamanho inteligível.





Isso acontecerá apenas se o FED mantiver o QE de pelo menos 85 bilhões de dólares por mês, e esse valor não está inserido na dívida do orçamento do Presidente Obama. Ou seja, se o FED perder o controle da taxa de juros dos títulos da dívida americana, e estes juros agora são de 1,71% para os títulos de 10 anos, o mercado deve pedir taxas maiores para rolagem da dívida. Caso essa taxa for para a casa de apenas 2,5% a despesa com juros deve dobrar.

Aqui vem uma realidade que os EUA têm de controlar, isto é, os EUA manejam, por detrás das cortinas, para que a Europa e a China tenham sérios problemas econômicos no atual momento econômico. De outra forma o mercado vai deixar de ter os EUA como “porto seguro”. Os EUA precisam desesperadamente manter o fluxo de dólares para dentro do país, ou a morte é certa.

Imagine agora o perigo que o FED deve estar vendo caso uma espiral inflacionária aconteça antes da hora, isto é, antes da economia se recuperar. É o bafo quente no cangote.

Os políticos não vão admitir tal perigo em momento algum e ainda manipulam a mídia especializada, e a outra também, para que esses dados não venham à baila. Isso não tem nada a ver com politica, com ideologia, ou coisa parecida. Isso é pura matemática onde 2+2 somam 4 e ponto final.


Imagine agora o déficit público americano crescendo cerca de 1,5 trilhões de dólares por ano, e a taxa de juros de 5% ao ano, fazendo as despesas subirem mais 1 trilhão de dólares perfazendo um total de 2,5 trilhões de dólares por ano de dívida.

 Onde é que os EUA pensam que vão?

 Bem, meus amigos, nós não estamos falando da dívida brasileira ou argentina, grega ou italiana, estamos falando da economia que move o sistema econômico global se afundando em dívidas e numa espiral mortal rumo ao chão... Sacaram?





Nenhum comentário:

Postar um comentário