***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 8 de março de 2013

A fábula do Sapo.






Estamos novamente nos aproximando do final da semana que, perto da anterior, foi extremamente calma.

As bolsas americanas estão alcançando novos recordes, apoiadas que estão na única razão que as faz subir, excesso de dinheiro fiduciário, ou seja, o valor das moedas aí pelo mundo está sendo equiparada ao valor do papel higiênico.

É de se impressionar também o que se fala na TV Bloomberg, ferrenha defensora da ilusão da recuperação.

A crise de 2008 foi apenas uma aberração econômica, que de resto já se acabou e agora o povo pode voltar à festa e à farra de sempre, segundo eles.

Dow Jones e seu recorde.
Clique na imagem para ampliar

Não há nesse gráfico nenhum sinal de problemas, ainda.

A explicação para isso é uma só. Dinheiro, muito dinheiro jogado ao mercado. No entanto a matemática não bate. Com a Europa entrando em fase de depressão econômica grave, o movimento do mercado é de se segurar no que ele considera o porto seguro, o dólar. Assim o castelo de cartas vai sendo construído com uma moeda teoricamente desvalorizada, com risco de acionar um tipo de inflação de alto teor explosivo, e que se valoriza a todo o instante à despeito da impressão monetária sistemática americana.

E quanto mais se endivida, mais o FED grita aos quatro ventos que vai continuar imprimindo em base corrente e crescente dólares para “ajudar a economia”

Os banqueiros adoram a situação. Mais e mais dinheiro, mais e mais lucros, mais e mais compras, recordes em todos os lugares, inclusive no esvaziamento do bolso da população de classe média e baixa, em todo o planeta.

Enquanto isso o tempo passa e os supermercados aumentam o valor da comida, combustível, energia elétrica enquanto os salários se mantem no mesmo valor absoluto, apesar da inflação, nosso imposto global.

Semana passada falei de alguns tópicos  que ameaçam nossa tranquilidade, mas não a dos banqueiros.

Todo mundo sabe que em se falando de economia brasileira, ou bolsa de valores no Brasil, nós somos o rabo e a economia americana o cachorro. Assim, o rabo sempre segue o cachorro.

Falei então da queda recorde da renda pessoal, -3,6% em janeiro de 2013, a maior queda em 20 anos. Por enquanto é um dado isolado, mas mostra claramente que sem a manipulação do FED as bolsas não estariam fazendo topos recordes também.



Mostrei que o governador do Estado de Michigan declarou um “Estado de emergência financeiro” para a cidade de Detroit, sempre governada pelos homens do sindicato dos metalúrgicos americanos, que a puseram nesse estado deplorável e, certamente a cidade irá à falência.



Também disse alguma coisa sobre a Itália, terceira economia da Europa, que acaba de bater um recorde no que tange ao número de desempregados, nada menos do que 11,7% da população EA. O desenrolar da nova crise italiana está nos seus primeiros capítulos e vai derrubar mercados em todo o planeta.


O mais preocupante, no entanto é o compito geral na Eurozona, o número de desempregados atinge 11,9% da PEA


Parece coisa antiga, já diversas vezes noticiada e que já faz parte da historia, mas a realidade econômica não é como notícia de jornal que todo dia acontece uma fresquinha. A realidade de Portugal, Espanha, Grécia e de outros países da Europa é critica, incluindo a Itália e a Inglaterra. A espiral da deflação está tomando conta do cenário geral enquanto suas bolsas sobem sem parar.

Segundo o Banco Goldman Sachs os depósitos bancários em toda a Europa declinaram sensivelmente  no mês de janeiro de 2013.

Clique para ampliar





Com tanta coisa ruim acontecendo eis que uma notícia boa saiu agora, fresquinha, da China.

As exportações chinesas cresceram 21,8% superando todas as expectativas, porém o superávit comercial desabou de U$ 29,15 bilhões para U$ 15,25 bilhões. Isso mostra uma queda drástica nas margens de lucro e uma luta ferrenha para vender, e vender barato. O lado realmente ruim para o resto do mundo é que as importações declinaram 15,2%, vale dizer que os chineses estão consumindo menos.Então o que a mídia pinta de verde, é realmente vermelho.O que é ruim é bom


Enquanto esse mar de certezas acontece, mais impressão monetária, mais inflação e menos crescimento, talvez depressão econômica generalizada na Europa no final deste ano ou início do próximo, as bolsas continuam  sua valorização. A mídia não vê nenhum problema, ao contrário, afirma, sem a menor sombra de dúvida, que a crise acabou mesmo.


O nosso dia a dia vai acontecendo e a população do planeta é hoje, coletivamente, aquele sapo dentro da panela tomando seu banho.



SENHORES, OPINEM SOBRE A NOVA FORMATAÇÃO DO BLOG, POR FAVOR.




7 comentários:

  1. Nathal, a nova formatação não ficou ruim, mas eu prefiro a anterior, a visualização das postagens era mais rapida e limpa. abço

    ResponderExcluir
  2. Tambem prefiro a formatação anterior

    ResponderExcluir
  3. Eu tb prefiro a anterior para leitura, porém nesse novo formato cabem mais postagens e consegue-se filtrar por temas, o que pode ser mais interessante se esse for o motivo...gostaria de registrar o quão é excelente seu blog, divulgo para muitas pessoas, como um norte a ser pensado. Parabens.

    ResponderExcluir
  4. O motivo da mudança é deixar o blog mais dentro da modernidade global que atinge a internet com a velocidade e a força de um tsunami.

    Vocês, leitores logo vão se acostumar ao novo formato e desta nova forma poderemos visualizar mais postagens além de termos à disposição vários links de notícias nacionais e internacionais para acompanhar.

    ResponderExcluir
  5. AH! e obrigado pelos elogios e a preferencia que vocês todos me dão.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, está mais enxuto. Clean !

    ResponderExcluir